Notícias

Dia de Finados: Por que comemoramos?

Dia de Finados: Por que comemoramos?

No dia 2 de novembro comemora-se o Dia de Finados, um dia dedicado para relembrar a vida e história daqueles que já partiram. Este feriado é comemorado em todo território nacional e muitas pessoas deixam para visitar cemitérios para homenagear seus entes. Você já se perguntou por que celebramos essa data no dia 2 de novembro? Neste artigo iremos te explicar.

Como surgiu o Dia de Finados?

Entre os séculos II e X, os rituais em homenagem aos mortos ocorriam em diferentes dias, e o calendário cristão não estabelecia uma data fixa. Normalmente, os familiares realizavam a cerimônia no terceiro dia após o sepultamento. Depois passaram a acontecer no aniversário da morte.


De acordo com a doutrina católica, as almas dos mortos estão no Purgatório, esperando para serem purificadas antes de entrar no Paraíso. O abade francês Odilo de Cluny sugeriu aos membros de sua abadia, no dia 2 de novembro, que todo ano dedicassem suas orações à alma daqueles que partiram como forma de unificar as comemorações.


Com o tempo, a data ganhou destaque em todo o mundo, principalmente nas Américas, onde se fundiu com outras culturas como a mexicana, por exemplo. Porém, somente no século XX que o papa Bento XV permitiu que se realizassem missas em homenagem aos mortos.


Celebre o Dia de Finados no Cemitério Parque dos Pinheiros


O Dia de Finados de 2023 está chegando e estamos preparando uma programação especial para que você, seus familiares e amigos tenham uma celebração repleta de paz.


Independente da sua fé, honrar a memória daqueles que já se foram nesta data importante é um ato de amor e afeto que celebra a vida e nos aproxima das pessoas queridas.


O Cemitério Parque dos Pinheiros aguarda sua visita!

Whatsapp button