Notícias

Como lidar com o luto nas festas de fim de ano?

Como lidar com o luto nas festas de fim de ano?

O fim de ano é considerado a época mais festiva do ano, nele começamos a refletir sobre o tempo que passou e começamos a planejar o tempo que irá chegar. Familiares reaproximam-se e retomam o contato. Na vida profissional, é época de confraternização com os colegas.

No geral, essa é uma época que carrega em si um sentimento de alegria, porém, para outros, pode ser um lembrete das perdas que o ano trouxe. Ao passar por uma situação de luto, a última coisa que vem à mente é a celebração.

Pode ser um período particularmente desafiador, portanto, neste artigo, iremos falar um pouco sobre como lidar com o luto nas festas de fim de ano.

Aceite suas emoções

Sentir raiva, tristeza ou até mesmo nenhuma vontade de participar do momento festivo é completamente normal. Permita-se sentir essas emoções e não se sinta culpado com isso, cada indivíduo lida com o luto a sua maneira.

Compartilhe o que está sentindo

Por mais que seja uma experiência solitária, a dor do luto é amenizada quando compartilhada. Volte a atenção para os laços que possui e se abra com as pessoas que confia e lhe fazem sentir-se emocionalmente segura.

Dê espaço a si mesmo

Não se obrigue a participar das reuniões de fim de ano ou de qualquer compromisso social que não irá lhe fazer sentir-se confortável.

Busque praticar exercícios físicos e atividades que lhe tragam prazer. Evite também de usar drogas ou consumir excessivamente bebidas alcoólicas, pois podem potencializar sentimentos negativos.

O luto é um momento que deve ser vivido e não evitado, por mais difícil que seja.

Procure ajuda profissional

Quando o apoio de familiares e amigos não for o suficiente, é recomendado que se procure por um psicólogo. Nem todo mundo possui a estrutura emocional para passar pelo luto sozinho.

Reconhecer que o peso do luto está maior do que pode-se suportar não é um sinal de fraqueza, mas sim um primeiro passo para a reconstrução emocional.

Conte com o Cemitério Parque dos Pinheiros

Oferecemos encontros individuais com a psicóloga Gabrielle Santos, a cada 15 dias, para nossos concessionários e seus familiares, proporcionando um espaço seguro para expressar sentimentos e buscar apoio emocional.

Vale ressaltar que nosso serviço de Apoio ao Enlutado não se configura como uma terapia devido à sua duração e falta de recorrência.

Celebrar o ano novo após perder um ente querido é indiscutivelmente difícil. Mas, em meio à dor, ao luto e à tristeza, há uma oportunidade de cura e crescimento. Ao reconhecer suas emoções, buscar apoio e honrar a memória do seu ente querido, você pode navegar por este momento desafiador com força e resiliência. 

Lembre-se de que o processo de cura é único para cada pessoa, e não há uma maneira "certa" de passar por isso. Ao adentrar o novo ano, abrace a esperança de que um novo capítulo da sua vida está por vir.

Estamos aqui para oferecer suporte emocional e acolhimento. Para agendar um encontro, entre em contato conosco pelo WhatsApp: (11) 94018-0790 ou clique no botão abaixo.

Whatsapp button