Notícias

Redes Sociais do falecido, o que fazer?

Redes Sociais do falecido, o que fazer?

Você já deve ter ouvido falar em Rede social, mas você sabia que ela existe mesmo antes da internet?

A Rede Social é uma estrutura social composta por pessoas ou organizações que compartilham valores e objetivos comuns. Ela possibilita que as pessoas se relacionem de maneira horizontais e não hierárquica.

Com o avanço da tecnologia e o acesso a internet, deu-se um novo modelo para essa estrutura, que são as chamadas redes sociais online, que possibilitam diversos nichos a depender do interesse pessoal do usuário. Há as redes sociais de relacionamentos, como Facebook, Twitter, Instagram, TikTok, Youtube, etc, e as redes profissionais como é o caso do Linkedin, e muitas outras.

Dessa forma, é comum que no decorrer da vida a gente se interesse por determinadas redes e mantenha perfis ativos em muitas delas. E é a partir daí que surge uma nova preocupação quando perdemos um ente querido: o que fazer com as redes sociais dessa pessoa?

O falecimento já traz com ele muitas dores e ainda, o acréscimo de burocracias a serem resolvidas. Uma delas passa a ser os perfis das redes sociais do falecido.

É importante conhecer todas as contas que o falecido manteve nas diferentes plataformas e assim, informar seu falecimento a cada uma delas através do contato com o suporte técnico, que provavelmente solicitará a comprovação do óbito e o preenchimento de um formulário por algum familiar ou amigo próximo.

Em algumas plataformas é possível solicitar que o perfil seja transformado em um memorial ao invés de ser excluído definitivamente. Consulte cada uma delas e decida pelo que melhor se adequa ao desejo da família.

Outra ferramenta muito útil é cadastrar um herdeiro para tomar conta de seu perfil, isso facilita todo o processo de exclusão de conta após o falecimento. Mas como fazer isso?

Para adicionar um “contato herdeiro”, basta acessar as configurações do Facebook, escolher a opção “gerenciar conta”, digitar o nome do perfil da pessoa escolhida e clicar em “Adicionar”. Pronto! O amigo escolhido será notificado. Vale destacar que não é possível escolher um herdeiro após o perfil ser transformado em memorial.

Outra dúvida muito comum é se é possível fazer o download do conteúdo do perfil da pessoa falecida. A resposta é que para obter todo o conteúdo da conta da pessoa falecida, o Facebook solicita uma ordem judicial, o que será um pouco mais trabalhoso e dependerá do entendimento da justiça.

Agora que você conheceu um pouco mais sobre as redes sociais e como cuidar para que elas não sejam um problema, compartilhe essas informações com familiares e amigos. É sempre bom se manter informado e aproveitar o que de melhor as redes sociais podem nos oferecer.

Whatsapp button