Blog

Tradição da Coroa de Flores: entenda sua origem e significado

A tradição da coroa de flores é muito presente como forma de prestar as últimas homenagens a um ente querido que se parte e manifestar condolências aos familiares pela perda. Embora muito comum em diversos países e culturas ao redor do mundo, pouco se sabe sobre o surgimento dessa tradição e quais os significados das flores ao velar alguém.

Origem da tradição da coroa de flores

A origem deste costume é muito anterior ao que podemos imaginar e foi rastreada em diferentes contextos ao longo da história. Na Grécia Antiga, homenageava-se vencedores de grandes batalhas; na cultura Celta, sacerdotisas e personalidades importantes eram presentadas por guirlandas e arranjos com folhas e ervas frescas que representavam sua força e vida. Gregos, vikings e alguns povos orientais já usavam o arranjo fúnebre e os primeiros cristãos acreditavam que o próprio Deus estava ali.

De modo geral, as civilizações antigas consideravam as coroas de flores um símbolo místico e a circunferência preenchida pelos vegetais sempre foi remetida ao ciclo de vida eterna.

Mas essa tradição é ainda mais antiga do que as próprias civilizações. Durante uma escavação arqueológica no Iraque, foram encontrados locais de sepultamentos cercados de flores estimados em 62 mil anos a.C. Uma prova que símbolos e ritos fúnebres estão presentes em toda a história da existência humana.

Significado da coroa de flores

Há consenso entre os historiadores que plantas e flores eram utilizadas para disfarçar os odores dos corpos falecidos, mas com o tempo e os novos métodos de conservação, as flores ganharam conotação de respeito e carinho, já que estão intimamente ligadas ao ciclo de vida e morte, como mencionado anteriormente.

A presença do círculo que dá forma às coroas e guirlandas também remetem à vida eterna e infinita por não ter começo nem fim. Assim, a tradição da coroa de flores passou a representar a onipresença de Deus dentro da fé cristã.

Significado das flores

Cada flor que vai na coroa também tem um significado próprio e vale a pena atentar-se a cada um deles na hora de escolher a sua homenagem e condolências.

Crisântemo

Uma das flores mais tradicionais na construção de coroa de flores como símbolo fúnebre. Do grego, significa “flor de ouro” e representa a completude da vida terrena, simplicidade e sinceridade, além disso, muitas crenças acreditam que ela auxilia na passagem do espírito.

Rosas Brancas

As rosas brancas são as preferidas para compor a guirlanda de flores naturais, pois trazem serenidade, paz e harmonia. Também são símbolo máximo de fé, pureza e espiritualidade.

Rosas Vermelhas

Tão requisitadas quanto as rosas brancas, as rosas vermelhas são usadas especialmente em homenagens de quem perdeu seu grande amor. Além dos sentimentos de paixão e amor, as rosas de cor vermelha também trazem coragem e vitalidade para enfrentar os desafios do pós-morte e força para os que se despedem.

Lírio

Uma das mais antigas flores usadas como homenagem fúnebre. Seus significados expressam majestade, nobreza, pureza, delicadeza e amor eterno. Uma flor de cheiro marcante e energia feminina.

Margaridas

Flores bonitas e especialmente delicadas, usadas comumente para velar crianças e adolescentes pelos seus significados relacionados à juventude, pureza, afeto e paz.

Cravos

Como as rosas, cada cor de cravo tem um significado próprio. O vermelho demonstra carinho e afeto, enquanto o cravo branco simboliza pureza e inocência. Para os católicos, acredita-se que os cravos cor-de-rosa foram criados a partir das lágrimas da Virgem Maria; uma escolha assertiva para manifestar tristeza e pesar pela despedida.

Copo-de-Leite

Flor branca de aroma suave, representa a pureza e tem ligação com o sagrado. Em algumas culturas, sua espádice amarela está conectada à iluminação espiritual. Oferecida como condolência aos familiares como forma de desejar paz e tranquilidade ao lidar com o sentimento de perda.

Dicas para escolher uma coroa de flores

Escolha as flores que melhor transmitem os seus sentimentos. Se você é alguém próximo do falecido, personalize a sua homenagem de forma a mostrar seus verdadeiros pêsames e inclua palavras que tenham ligação com os hobbies da pessoa como um trecho de música, por exemplo.

Não deixe de escolher um arranjo que simbolize o quanto aquela pessoa lhe é querida, bem como uma mensagem de profundos sentimentos.

Caso a coroa for enviada por um grupo de pessoas, eleja uma delas para reunir as palavras e sentimentos de cada um e manifestar todo o carinho e condolência na homenagem.

Lembre-se que, quanto mais pessoal e personalizada for a mensagem, mais confortada se sentirá a família. Neste momento, é importante mostrar o quanto o falecido era querido e amado em vida.

Se você está em busca de uma coroa de flores para homenagear e se despedir de uma pessoa querida, confira nossas opções neste link, agora que você já sabe o significado desse símbolo milenar de vida e morte.

Coroa de Flores

One thought on “Tradição da Coroa de Flores: entenda sua origem e significado

Comments are closed.