Blog

Dia Mundial do Doador de Sangue – Um gesto de amor ao próximo! 

Você sabia que uma bolsa de sangue é capaz de salvar até 4 vidas?

A transfusão de sangue é essencial para salvar vidas de vítimas de acidentes e para o tratamento de pessoas que sofrem de diversos tipos de doenças. Mas para isso é preciso que os bancos de sangue tenham quantidade suficiente para garantir o atendimento a todos que precisarem.

E para garantir a conscientização sobre a importância da doação para a saúde pública, o mês de julho é lembrado como o mês da doação de sangue. 

O processo de doação é fácil, rápido, e a coleta não dura mais de 15 minutos, apenas sendo necessária a observação do doador por alguns minutos antes da sua saída do banco de sangue, assegurando assim que não há sintomas como mal-estar, tontura e fraqueza. 

De acordo com o Pró-Sangue-Hemocentro de São Paulo, para ser um doador de sangue é importante considerar os requisitos básicos abaixo:

» Estar em boas condições de saúde.

» Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos, consulte os documentos necessários e formulário de autorização no site do Pró-Sangue).

» Pesar no mínimo 50kg.

» Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas).

» Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação).

» Apresentar documento original com foto recente, que permita a identificação do candidato, emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade ou cópia autenticada; Cartão de Identidade de Profissional Liberal; Carteira de Trabalho e Previdência Social; Carteira Nacional de Habilitação, digital ou física; RNE – Registro Nacional de Estrangeiro; Título de Eleitor Digital, desde que tenha a foto; e Passaporte brasileiro com filiação).

Ainda de acordo com o Pró-Sangue-Hemocentro de São Paulo, há impedimentos temporários e definitivos à doação de sangue.

Consulte a página “Quem não pode doar” no botão abaixo, e conheça mais sobre cada um deles. Além disso, é importante ressaltar que esta lista não esgota os motivos de impedimentos para doação. 

Seja sincero durante a triagem clínica e forneça todas as informações solicitadas. A sua honestidade assegura o processo de doação e transfusão.

Doe sangue e ajude a salvar vidas! 

Uma campanha do Cemitério Parque dos Pinheiros em amor à vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.