Quais os acidentes domésticos mais comuns

Costumamos pensar em nossa casa como um ambiente de segurança, e não poderia ser diferente, já que o lar é um lugar de proteção.

O problema é que esquecemos que também devemos tomar cuidado com os diversos objetos e produtos que colocamos nela e subestimamos, com frequência, a gravidade dos acidentes domésticos.

Para evitá-los, é necessário conhecermos seu potencial e entendermos quais os cuidados devemos tomar diariamente.

Conheça os acidentes domésticos mais comuns

Queimaduras

Quando manuseados incorretamente, podem ser grandes vilões, como:

  • Panelas;
  • Forno;
  • Fogão;
  • Isqueiros;
  • Fósforos.

Por isso, é importante utilizarmos luvas térmicas para manejar formas quentes, virar os cabos das panelas para dentro do fogão quando estivermos cozinhando e deixar produtos inflamáveis fora do alcance das crianças.

Não devemos nos esquecer também do ferro de passar: utilize sempre com uma tábua apropriada para evitar queimar tecidos e estofados e espere esfriar para guardá-lo.

 

Intoxicação

Armazenar produtos de limpeza em recipientes inapropriados ou até mesmo com rótulos de alimentos pode ser uma ação perigosa e acabar levando à ingestão do produto químico por engano.

Misturar produtos de limpeza também é uma ideia arriscada, já que a combinação deles pode levar a reações químicas inesperadas e causar a liberação de gases tóxicos.

Para prevenir a intoxicação, é importante seguir as instruções de uso recomendadas pelo fabricante e manter os produtos químicos longe do alcance de crianças.

 

Choques elétricos

Fios desencapados, rede sobrecarregada e problemas nas instalações elétricas podem levar a curtos e choques elétricos dos mais fracos até os mais intensos.

Para evitar esse tipo de acidente, é preciso ficar atento a qualquer fio desencapado dentro e fora de casa, manter os aparelhos elétricos desligados quando não estiverem em uso e não deixar que entrem em contato com líquidos.

Também devemos ter cuidado com a sobrecarga das tomadas e contratar pessoas especializadas para fazer eventuais reparos.

Incêndios
Acidentes por vazamento de gás pode levar a consequências graves, por isso devemos tomar cuidado com esse tipo de fatalidade.

É preciso prestar bastante atenção nas válvulas do fogão para ter certeza de que estão desligadas após o uso, verificar também possíveis vazamentos na mangueira que conduz o gás e realizar manutenção sempre que necessário.

Em caso de longos períodos fora de casa, mantenha o registro fechado e se sentir cheiro de gás, não ligue as luzes até que se dissipe.

 

Quedas

Crianças e idosos estão mais suscetíveis a quedas, mas isso não significa que esses são os únicos grupos que sofrem esse tipo de acidente.

Para evitar as possíveis quedas, é importante equipar a casa com antiderrapantes, corrimões nas escadas e travas de acesso para crianças. Caso precise fazer algum reparo em lugares altos, não utilize cadeiras ou bancos para alcançá-los e prefira a ajuda de um profissional.

Agora que você conhece os principais acidentes domésticos, já pode ficar mais atento aos objetos e materiais ao seu redor. Se quiser ler mais sobre esse ou outros assuntos, acesse o nosso site e encontre diversos textos relevantes. Conheça também nossos serviços, estaremos prontos para atendê-lo!