Dicas para garantir a segurança dos idosos em casa

É normal que, com o passar dos anos, a força e os reflexos dos idosos já não sejam os mesmos. Afinal, voltam a ser frágeis e precisam estar cercados de cuidados todo o tempo. Pensando nisso, no post de hoje, nós listamos algumas dicas para garantir a segurança dos idosos em casa.

Ficou curioso (a) para saber mais sobre esse assunto? Então, continue nos acompanhando. Boa leitura!

Cuidado com os tapetes

Se para as pessoas mais jovens os tapetes já podem ser grandes vilões, imagina para os idosos! Isso porque, dependendo do tipo de piso da sua casa, o tapete pode ser extremamente escorregadio.

Além disso, os tapetes ainda podem acabar criando um desnível no chão, o que dificultará com que o idoso consiga se locomover pela casa. Por isso, evite deixá-los espalhados pela casa.

Cuidado com as escadas

Assim como é necessário ter cuidado com as escadas quando temos crianças em casas, também é preciso estar atento quanto aos idosos. Isso, porque as pessoas idosas têm mais dificuldades para se locomover.

Com isso, o uso de escadas pode acabar provocando acidentes. Portanto, se a sua casa possui escadas, prefira acomodar os idosos no piso de baixo. Caso isso seja inviável, você pode instalar barras de apoio ou rampas de acesso para tornar o local mais seguro.

Instale barras de segurança

Outra dica para garantir a segurança dos idosos em casa é instalar barras de segurança em todos os lugares onde o idoso precise ter apoio extra. Ou seja, ao lado da cama, nas portas de entrada, nos banheiros, nas escadas, entre outros.

Afinal, as barras de segurança são ótimas opções para que a pessoa idosa possa se apoiar para ficar em pé. Mas não esqueça: as barras de segurança precisam ser fixadas no chão para evitar acidentes.

Invista em pisos antiderrapantes

Como têm mais dificuldades para se locomover e ficar em pé, é preciso que os idosos possam contar com pisos antiderrapantes para garantir sua segurança em casa.

Portanto, para diminuir os riscos de queda, é essencial investir em pisos antiderrapantes principalmente em áreas mais escorregadias, como nos banheiros, primordialmente nos utilizados pelo idoso para tomar banho.

Além disso, a troca do piso normal para o antiderrapante deve acontecer também em outras áreas da casa que podem ser escorregadias, como a cozinha e a lavanderia.

Adaptando os móveis

Muitas pessoas idosas não conseguem permanecer por muito tempo em pé. Com isso, é preciso que os móveis da casa sejam adaptados, para que eles possam realizar suas atividades, mas sentados ou na posição que for mais confortável.

Se o idoso fizer uso de cadeira de rodas, por exemplo, é fundamental que todos os móveis da casa estejam adaptados a uma altura confortável para que ele possa ter acesso. Além disso, é preciso cuidar para que todos os móveis estejam bem fixados, para evitar acidentes.

Esperamos que nossas dicas para garantir a segurança dos idosos em casa possam ter ajudado. Para conferir mais dicas como estas, não deixe de acessar nosso site!