Infraestrutura / Sustentabilidade: Velário Ecológico

Valério Ecológico

Velário ecológico tem ganhado bastante espaço nas paróquias brasileiras. Essa inovação visa a conservação do meio ambiente e a redução de acidentes.

A causa ambiental tem sido alvo de cada vez mais preocupação por parte da sociedade, pois nossas ações geram respostas intensas. Como é o caso do aquecimento global, que é uma consequência direta das ações do homem.

 

Por isso, vários setores industriais e sociais procuram se reinventar para reduzir os danos à natureza. Buscando sempre alternativas ecológicas para suas atividades.

 

O que é velário ecológico?

Velário ecológico é uma base com velas virtuais, que são isoladas do resto do ambiente por vidro. Elas substituem as velas de cera acesas com fogo real.

 

Ao invés de comprar uma vela, o fiel deposita moedas na máquina instalada na base do velário, fazendo com que uma das velas se acenda. O preço varia de acordo com a duração da chama virtual.

 

As velas virtuais são alimentadas por energia elétrica e, em relação ao uso tradicional de velas de cera, não possuem nenhuma perda simbólica.

 

Quais as vantagens do velário ecológico?

A vantagem mais notória do velário ecológico é o fato dele ser totalmente seguro. Como não utiliza chamas reais, o risco de incêndio é nulo, proporcionando aos fiéis um espaço livre de preocupações para a realização das orações.

 

Outra vantagem da chama virtual é o fato de não produzir fumaça. Além de ser bom para a saúde dos fiéis e para o meio ambiente, isso é bom para conservação da infraestrutura. Um exemplo disso é o fato de a fumaça danificar a pintura do local e interferir em obrar. Com o velário econômico essas inconveniências são extintas.

 

Contribuindo ainda mais com o meio ambiente, a base dos velários ecológicos são construídos a partir de madeira de reflorestamentos. Isso significa que a fabricação desse equipamento não apoia o desmatamento.

 

Além disso, a redução do uso de velas de cera contribui para a diminuição do descarte de material de forma irresponsável na natureza. Ou seja, o velário ecológico não gera nenhum tipo de lixo.

 

Economicamente ele também oferece muitas vantagens. Ele possui baixo consumo de energia, fazendo com que o retorno do investimento seja rápido. Além disso, com o risco de incêndio reduzido o valor do Seguro não sofre aumento.

 

Portanto, devido a tantas vantagens, é cada vez mais comum a utilização de velários ecológicos nas Paróquias. Isso demonstra seu cuidado e zelo para com os fiéis e a natureza.