3 atividades relaxantes para controlar a ansiedade

Atividades relaxantes

Ansiedade é um sentimento comum nos dias mais difíceis. Ela é uma reação normal do organismo e tem como principais sintomas as sensações de medo, nervosismo, tensão e vergonha.

Além disso, muitas vezes, existem sintomas físicos que acompanham o sentimento, como:

- Falta de ar;

- Respiração ofegante;

- Taquicardia;

- Coração acelerado;

- Tremores;

- Sudorese;

- Dores de cabeça e no corpo.

Apesar de normal, em alguns casos, a ansiedade pode evoluir e se tornar um transtorno, sendo necessário o acompanhamento de especialistas e tratamento. Porém, existem muitos exercícios que podem ajudar as pessoas a lidarem com esse sentimento de forma saudável.

Confira, a seguir, 3 atividades relaxantes para controlar a ansiedade.

1. Técnicas de respiração

Controlar a respiração é muito importante enquanto estiver ansioso. Essa é uma forma simples de diminuir as reações do sistema nervoso e se acalmar. Um exercício simples e relaxante é inspirar profundamente pelo nariz e expirar lentamente pela boca. Enquanto faz isso, coloque a mão na barriga e sinta o abdome inflar e, depois, voltar para a posição inicial.

Outra técnica que ajuda a controlar a ansiedade é a chamada respiração quadrada. É simples: inspirar contando até quatro, segurar a respiração nos pulmões por quatro segundos, soltar o ar durante o mesmo tempo e, por fim, esperar mais quatro segundos para fazer o ciclo todo de novo.

2. Ioga

Quer os exercícios físicos são muito importantes para o bem-estar físico, todo mundo já sabe. Mas você sabia que também te ajudam a controlar a ansiedade? Eles elevam a produção dos hormônios de serotonina, dopamina e endorfina no corpo e, assim, dão a sensação de prazer por mais tempo.

Ioga é uma opção de atividade física que diminui o estresse diário, ajudando com o controle das emoções, da mente e a conexão com o corpo. Além de combinar diferentes técnicas de respiração e meditação, é uma forma de cuidado com o físico, fortalecendo os músculos e aumentando a flexibilidade.

3. Meditação e mindfulness

A meditação é uma atividade relaxante conhecida no mundo todo. Ela ajuda a acalmar a mente e garantir mais tranquilidade para o dia a dia das pessoas. Dessa forma, fica mais fácil lidar com os problemas do cotidiano e enxergar as situações com maior clareza, deixando os problemas de lado.

Um dos principais pilares da meditação é o mindfulness, que é a técnica de atenção plena que permite o foco no "aqui e agora". Ele ajuda a controlar a ansiedade, porque esse sentimento é uma mistura de medo e tensão pelo que vai acontecer no futuro ou aconteceu no passado.

Com o mindfulness, as pessoas conseguem voltar as atenções da mente para o presente, o único tempo do qual têm controle.

Com a concentração no corpo, respiração e sons do ambiente em que está, fica mais fácil relaxar e conseguir pensar em alternativas e planejamentos para os problemas enfrentados ou as atividades que fazem parte do cotidiano.

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