Blog

Luto

O luto é um estado emocional que se caracteriza como um período de enfrentamento da dor da perda. Frequentemente associamos o luto à morte de alguém a quem se ama, no entanto, o processo de luto também se dá por outros motivos como uma separação, perda do animal de estimação, por diagnósticos de doença ou quando o corpo foi afetado por algum tipo de intervenção, o fim de uma amizade ou outros inúmeros rompimentos que nos afetam profundamente.

É como se os sentimentos mais difíceis de suportar pairassem todos juntos, repentinamente e sem piedade em nossas vidas, movimentando lembranças difíceis e apresentando a palavra saudade em seu mais completo significado.

Mas como agir quando se está em luto? Não há modelos! Cada pessoa encontra o seu modo e suas ferramentas para curar a ferida aberta, não existindo um tempo correto para se viver o luto ou sua intensidade.

É muito importante que o enlutado tenha o apoio efetivo de seus familiares, amigos e de profissionais da área, se necessário for, pois a suposta ausência do amor do outro machuca profundamente.

O nosso permanece ali, latente, vivo, com desejo de voltar o tempo e reviver a presença física de quem se foi.

Pensando em ferramentas para viver o luto ou para conhecer mais sobre ele, compartilhamos indicações de obras retiradas do portal https://paizinhovirgula.com que ajudam a entender melhor os mais desafiadores momentos que a vida apresenta.

· Curta-metragem “Se Algo Acontecer… Te Amo”
· Filme de Animação “Soul”
· Filme “Viva, a Vida é uma Festa”
· Podcast “Café com Cuscuz”
· Série “Modern Love”
· Série “This Is Us”
· Série “WandaVision”

Compartilhe esse texto com alguém que viveu ou está vivendo um processo de luto, é sempre hora de se fazer presente e acolher quem amamos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.