Blog

Novembro Azul – Saúde Mental

Para além da saúde física do homem, a saúde mental masculina também tem seu lugar no ranking dos temas tabus entre essa população.

Quem nunca ouviu a frase: “Homem não chora”? Garanto que pelo menos uma vez na vida você já ouviu!
E é por motivos como esses que os sentimentos masculinos ficam guardados em uma gaveta secreta, livre de qualquer troca, tratamento e cuidado.

A rotina diária de trabalho, estudos, família, relações sociais e a busca por sucesso atormentam até o mais tranquilo e pacato cidadão. A pressão chega e a saúde mental se vai, deixando um fardo pesado de se carregar sozinho sem uma rede de apoio, amigos, família e profissionais da área.

Os transtornos mentais causam consequências graves caso não sejam prevenidos ou tratados. As patologias psiquiátricas como ansiedade, depressão, medo e suicídio devem ser tratados por profissionais da área da saúde, com auxílio de uma equipe multidisciplinar e logo nos primeiros sinais de incômodo.

É preciso também estar atento aos problemas com a dependência química, principalmente o álcool, que muitas vezes é utilizado para diminuir certos sintomas de desconfortos mentais como a depressão ou ansiedade, por exemplo, favorecendo o aparecimento de outros problemas físicos como doenças cardíacas, do fígado, hipertensão, obesidade, entre outros.

Não tenha vergonha de falar sobre sentimentos ou pedir ajuda! Cuide-se e dê as mãos para uma vida saudável.

Ao observar algum sintoma, em você ou em outra pessoa, procure ajuda de um médico especialista em saúde mental ou ajude o seu amigo ou familiar. Diagnosticar precocemente é sempre o melhor caminho!

O Cemitério Parque dos Pinheiros valoriza a saúde e o bem estar de nossos concessionários e visitantes e é por isso que acreditamos em conteúdos informativos e campanhas que priorizam uma vida saudável, segura e longa.