Blog

VOCÊ SABIA QUE O RISCO DE AVC E INFARTO É BEM MAIOR DURANTE O INVERNO?

O inverno chegou e com ele os cuidados com nossa saúde e o nosso bem-estar precisam ser constantes e redobrados.
Além de protegermos nossos corpos do frio devido às baixas temperaturas é preciso um cuidado muito especial com o nosso coração.
Isso devido ao grande aumento do número de casos de AVC e infartos ocorridos durante a estação mais fria do ano.

Por que ocorre o aumento da incidência de AVC e infarto durante essa estação?

Um dos principais fatores é a elevação da nossa pressão sanguínea em resposta do nosso organismo frente ao frio. Para mantermos a nossa temperatura corporal, ocorre à liberação da catecolamina que tem como uma de suas principais funções, acelerar o nosso metabolismo, evitando assim a perda de calor e promovendo a proteção para o funcionamento ideal de nossos órgãos vitais internos.
Fator que causa à diminuição do calibre dos vasos sanguíneos e consequentemente a elevação da pressão sanguínea. Assim, o coração terá que fazer mais força para bombear o sangue.
Infelizmente essa sobrecarga no músculo cardíaco, facilita o desprendimento de placas de gordura (colesterol) localizadas no interior das artérias que poderão bloquear o fluxo do sangue ao coração e ao cérebro, causando uma inflamação dos vasos, o que pode ocasionar um AVC ou infarto.

Quais os hábitos saudáveis que devemos manter para evitar um AVC ou infarto?
Não é de hoje que sabemos que a manutenção diária de hábitos saudáveis sempre nos proporcionam uma melhor qualidade no decorrer de nossas vidas.
Sendo assim, alguns cuidados que previnem e evitam o AVC e o infarto, entre outras enfermidades, são:

• Manter uma alimentação balanceada;
• Realizar atividades físicas regulares;
• Dormir pelo menos 8 horas por dia;
• Diminuir ao máximo a carga de estresse;
• Manter o peso ideal;
• Diminuir ou suspender o tabagismo.

Portadores de doenças como hipertensão e diabetes
É aconselhado a medição da pressão arterial com regularidade e manutenção constante do acompanhamento junto ao seu cardiologista.

Idosos e portadores de doenças crônicas
É necessário tomar anualmente a vacina contra gripe.

E O MAIS IMPORTANTE: FAZER O CHECK-UP DURANTE O ANO PARA VER COMO VAI SEU CORAÇÃO É A PRINCIPAL FORMA DE PREVENÇÃO PARA EVITAR OS PROBLEMAS DE SAÚDE QUE PODEM ACONTECER NO INVERNO!