Notícias

4 Funerais que marcaram a história

4 Funerais que marcaram a história

Ao longo da história, os funerais têm desempenhado um papel significativo na celebração e na despedida de figuras relevantes em diversos campos.

Desde líderes políticos até artistas e atletas icônicos, a passagem dessas personalidades tem sido marcada por procissões fúnebres grandiosas e serviços memoriais que refletem sua importância e legado duradouro.

Neste artigo, iremos relembrar funerais históricos de personalidades do Brasil e do mundo.

1 - Rainha Elizabeth II

O funeral da Rainha Elizabeth II tornou-se um grande evento, dada sua enorme popularidade. Como a monarca com o reinado mais longo na história do Reino Unido, ela se tornou uma figura emblemática dos tempos modernos.

A empresa de pesquisas alemã Statista estimou que aproximadamente 4,1 bilhões de pessoas acompanharam o evento fúnebre da Rainha.

2 - Ayrton Senna

O impacto da morte de Ayrton Senna foi sentido por todos os brasileiros em 1 de maio de 1994, até mesmo os que não acompanhavam a Fórmula 1.

O piloto faleceu em um acidente no GP de San Marino de 1994 e desde então nunca surgiu outro para substituir o seu legado no esporte.

Cerca de um milhão de pessoas aguardavam ansiosamente a chegada do corpo de Ayrton Senna ao aeroporto. Sua procissão, conduzida em um caminhão do corpo de bombeiros, percorreu as ruas da cidade de São Paulo, sendo acompanhada por aproximadamente 3 milhões de pessoas em luto, muitas das quais seguiram a procissão durante todo o trajeto.

3 - Papa João Paulo II

O Papa João Paulo II foi um dos líderes mais carismáticos da história da Igreja Católica. Sua postura durante a Guerra Fria e suas reformas na Igreja Católica lhe renderam enorme popularidade entre os seguidores da maior religião do mundo.

Após seu falecimento em abril de 2005, católicos de todas as partes do mundo dirigiram-se ao Vaticano para prestar condolências ao Bispo de Roma. O funeral de João Paulo II foi realizado no Vaticano e atraiu atenção global devido à extensa cobertura televisiva.

Seu funeral se destacou como um dos eventos mais assistidos da história. Estima-se que a transmissão foi assistida por cerca de 2 bilhões de pessoas.

4 - Michael Jackson

O funeral do Rei do Pop, foi um dos maiores e mais luxuosos já realizados no mundo da música e do entretenimento. 

Estima-se que o público total das transmissões televisivas e pela internet tenha alcançado a marca de 3,5 bilhões de espectadores, tornando o funeral de Michael o programa mais assistido da história até aquele momento.

Transmitido ao vivo por diversas redes de televisão americanas e canais ao redor do mundo, incluindo no Brasil, o evento também foi disponibilizado online.

Whatsapp button