Notícias

Como consolar um amigo em luto?

Como consolar um amigo em luto?

A perda de um ente querido traz consigo uma série de dores e sentimentos variados. O luto é um processo individual sem tempo definido. Entretanto, a presença de um ombro amigo proporciona conforto e ajuda na suavização deste processo.

Consolar um amigo em luto não é uma tarefa fácil. Muitas pessoas se sentem desconfortáveis e acham que se afastar é a melhor forma de agir, porém, estar presente e dar apoio ajudam a acolher a pessoa enlutada e a trazer estabilidade. Neste artigo, traremos algumas dicas para você ajudar algum amigo enlutado.

Seja paciente

Quando se trata de luto, não existe uma abordagem correta. Uma pessoa enlutada pode levar meses ou até mesmo anos para superar a perda de um ente querido. Há pessoas que choram e há pessoas que não demonstram o que estão sentindo, o que não quer dizer que não estejam sofrendo.

Evite julgar ou tratar a dor que a pessoa sente como “frescura”.

Ofereça apoio

Para mostrar apoio e solidariedade, você pode ter a iniciativa e se oferecer para ajudar nas tarefas práticas que o amigo pode não ter condições de realizar. Por exemplo, leve comida para seu amigo, pois os enlutados muitas vezes se esquecem de se alimentar bem.

Além disso, limpar a casa da pessoa enlutada é uma boa demonstração de carinho, já que ela pode estar sem energia para cuidar das rotinas diárias.

Seja uma companhia presente

Uma pessoa enlutada pode sentir-se isolada e solitária. Nestes momentos, apenas estar perto e dar companhia pode ajudá-la a passar pelos seus dias. Você não precisa ter todas as respostas, e ninguém espera que as tenha.

Cuidado com o que fala

No intuito de ajudar e oferecer uma palavra de apoio, podemos soltar frases que, no momento, parecem certas, mas que soam ofensivas e não acrescentam em nada. Não diga que você sabe o que ela está sentindo se nunca passou por isso antes.

Também evite dizer que a pessoa foi para um lugar melhor ou que aconteceu por um motivo.

Escute com atenção

Uma pessoa enlutada necessita expressar seus sentimentos para começar o processo de cura. Escute o que ela tem a dizer com atenção e não interrompa ou faça comentários desnecessários, mesmo que já tenha escutado a história diversas vezes.

Seja concessionário do Cemitério Parque dos Pinheiros

Pensar no futuro é garantir tranquilidade para nossos entes queridos. Por mais que ninguém goste de considerar o inevitável, o planejamento do momento de despedida ajuda a evitar contratempos e preocupações desnecessárias.

Não deixe para depois, clique no link abaixo e confira as condições especiais para se tornar um concessionário do Cemitério Parque dos Pinheiros, garantindo um local de descanso sereno para quem amamos.

Nossos concessionários e seus familiares possuem o benefício de se encontrar individualmente com a psicóloga Gabrielle Santos a cada 15 dias, gratuitamente como forma de Apoio ao Enlutado.

Caso já seja concessionário basta clicar no link abaixo e agende seu encontro!

Whatsapp button