Notícias

Como iniciar conversas difíceis: se preparando para a despedida

Como iniciar conversas difíceis: se preparando para a despedida

De todos os tabus presentes em nossa sociedade, nenhum é tão universal quanto a morte. Ela é cercada por superstições e frequentemente evitamos abordar o assunto com medo de que bata à nossa porta.

Apesar de todas as superstições, conversar sobre esse assunto traz alívio e suaviza a futura dor da perda. A morte é a única certeza que temos na vida e pensar no fim é uma maneira de apreciar ainda mais a presença da pessoa amada.

No entanto, em certas situações, como quando alguém enfrenta uma doença terminal ou após a perda de um ente querido, abordar o assunto com sensibilidade torna-se crucial

Neste artigo, iremos auxiliar você a iniciar uma conversa sobre a morte de maneira respeitosa e compassiva.

Escolha o momento adequado

Encontrar o momento adequado é essencial ao abordar a morte. De preferência, opte por conversas privadas e tranquilas, onde todos os envolvidos possam se sentir à vontade para compartilhar seus sentimentos.

Seja honesto e direto

Evite rodeios ao abordar a morte. Seja honesto e direto, escolhendo as palavras com cuidado. Expressar preocupação de maneira clara pode estabelecer um tom aberto para a conversa.

Abordagem gentil e compassiva

Demonstrar empatia é fundamental. Ao iniciar a conversa, é válido expressar preocupação genuína, como ''Eu tenho notado que você está enfrentando um momento difícil ultimamente, e eu gostaria de saber como você está se sentindo sobre isso".

Pergunte abertamente

Faça perguntas abertas para encorajar a expressão de sentimentos. Por exemplo, 'Estou aqui para você; se houver algo que queira compartilhar ou discutir, estou disponível para ouvir', pode criar um espaço seguro para a conversa.

Seja receptivo

Esteja preparado para ouvir. Algumas pessoas podem não estar prontas para discutir a morte, e é importante respeitar essas limitações. A receptividade às necessidades e sentimentos alheios é fundamental.

Ofereça Apoio Prático

Se a conversa levar a discussões sobre questões práticas, como cuidados paliativos, testamentos ou desejos finais, esteja disposto a oferecer apoio nesses aspectos práticos.

Compartilhe Experiências

Em um ambiente aberto, compartilhar experiências pessoais pode criar empatia. No entanto, evite comparações diretas ou minimização dos sentimentos da outra pessoa.

Previna-se com um Jazigo Familiar no Cemitério Parque dos Pinheiros

Adquirir um jazigo antecipadamente é uma forma de planejar o futuro e evitar preocupações desnecessárias.

Com essa aquisição, os custos de um possível falecimento são distribuídos ao longo dos anos e você evita dores de cabeça inesperadas.

Clique no link abaixo e confira condições com um de nossos consultores comerciais.

Whatsapp button